Homenagem à Vida e Memória de

Maria Silva dos Santos

☆15/05/1944

✞08/07/2024

Uma História de Amor e Carinho

Infância

Maria Silva dos Santos nasceu em 15 de maio de 1944, no povoado de Tentugal, em Santa Luzia do Pará, PA. Filha única do casamento de João Ferreira do Nascimento e Maria Saraiva do Nascimento, Maria também tinha três irmãos por parte de pai, com quem compartilhou laços importantes durante a vida. Desde muito jovem, sua vida foi marcada por uma fé católica profunda e inabalável, que guiou cada uma de suas ações e decisões.

Ainda jovem, Maria mudou-se para o povoado Santa Rosa, em Capanema, PA, onde construiu sua vida e formou sua família. A vida simples do interior moldou seu caráter forte e generoso, sempre disposto a ajudar o próximo e a viver de acordo com os ensinamentos de sua fé. A devoção de Maria à Igreja Católica era notória; ela participava ativamente das missas, celebrações e eventos religiosos, sempre com um sorriso no rosto e um coração aberto para acolher a todos.

Grande amor da sua vida

Foi em um desses momentos de alegria e descontração que Maria conheceu José Marcos dos Santos, conhecido por todos como “Seu Cacaia”. O encontro aconteceu em uma sala de dança, lugar onde Maria expressava sua alegria de viver através da música e da dança. Foi amor à primeira vista, e juntos eles construíram uma vida baseada no amor, respeito e dedicação mútua.

Formação Familiar

O casal foi abençoado com 11 filhos: Francisco de Assis, Josué Silva, Gean Silva, Raimunda Silva, Maria Oneide, Ana Maria, Maria das Graças, Nazaré Silva, Maria Gisele, Josiele Silva e Francisca Geisele. Maria foi uma mãe exemplar, devotando todo o seu tempo e energia para criar e educar seus filhos com os mesmos valores que ela tanto prezava. Mesmo com as dificuldades da vida como lavradoura, Maria sempre encontrou forças em sua fé para seguir em frente, enfrentando os desafios com coragem e serenidade.

Momentos Inesquecíveis

Além de ser uma mãe dedicada e uma esposa amorosa, Maria era conhecida por sua alegria contagiante.

Felicidade Contagiante

Suas maiores diversões eram simples, mas repletas de significado: ouvir as músicas do passado, que a faziam recordar os bons momentos, dançar com o coração leve, e assistir às suas novelas favoritas, que a faziam sonhar e se emocionar. Maria encontrava felicidade nas pequenas coisas da vida, e essa felicidade era transmitida a todos ao seu redor.

Quando nos deixou

A partida de Maria, em 08 de julho de 2024, foi rápida e inesperada, deixando sua família e amigos profundamente abalados. Ela nos deixou em Capanema e foi sepultada no Cemitério São Francisco. Embora sua ausência seja sentida intensamente, sua herança de amor, fé e alegria continua viva nos corações de todos que tiveram a sorte de conhecê-la.

Localização do Túmulo

Cemitério São Francisco de Assis

Quadra 36 Lote 129

Capanema PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *